História
Nascido em Long Beach, na Califórnia, Snoop Dogg entrou no mundo do rap como um orgulhoso representante da costa oeste dos Estados Unidos. Em 1992, quando ele surgiu, a costa oeste era conhecida por rappers como Tupac, Eazy-E, Dr. Dre, Ice Cube e Ice T, artistas "inteligentes" e da linha gangsta rap, que pintavam um retrato realista e perturbador da vida.
Snoop Dogg começou a carreira como membro do grupo 213, que também incluía Warren G (meio-irmão de Dr. Dre) e Nate Dogg, conhecidos mais pelas suas carreiras solo do que pelo grupo. Os fãs de hip hop ouviram o estilo malandro de Snoop Dogg pela primeira vez com o filme de Dr. Dre, Deep Cover. Depois, ele apareceu no disco clássico de Dre, The Chronic, em que interpreta o sucesso "Nuthin' but a "G" Thang", uma das muitas colaborações que reuniu os dois rappers ao longo dos anos.
Dogg era muito amigo de Tupac Shakur, e chegou a compor músicas com ele quando ainda gravava pela Death Row Records. É notória também a sua amizade com o grande rapper-produtor Dr. Dre, que o lançou no mainstream do rap em sua primeira aparição no videoclipes de "Nuthin' but a "G" Thang", do álbum The Chronic, de Dre, em 1992.
Seu primeiro lançamento, foi o álbum Doggystyle, um clássico de Gangsta rap/G-funk, lançado pelo célebre selo de hip hop, Death Row, do magnata Suge Knight. Lançado em 1993, tornou-se o primeiro disco de estréia de um artista a chegar ao número um da parada geral da Billboard e recebeu encomendas antecipadas de 1,5 milhão de unidades. Doggystyle já vendeu mais de sete milhões de unidades em todo o mundo, sendo 4,000,000 só nos Estados Unidos e é considerado como um dos melhores álbuns de hip hop da história. O segundo álbum, e que já não contou com Dr. Dre na produção, saiu em 1996, e intitulava-se Tha Doggfather, que também estreou na primeira posição na Billboard.
Logo depois fechou contrato com a No Limit Records de Master P, tirou o "Doggy" do nome e gravou Da Game Is to Be Sold, Not to Be Told (1998), No Limit Top Dogg (1999) e Tha Last Meal (2000). Em 2002 o rapper passou para a Priority/Capitol e lançou Paid tha Cost to Be da Bo$$, que teve como maior êxito o tema "Beautiful", cujo videoclipe foi filmado em locações no Brasil (no Rio de Janeiro), e que contou com a participação de Pharrell Williams, dos The Neptunes. Fundou seu próprio selo, Doggystyle Records, distribuído pela MCA, e uma grife de roupas, a Snoop Dogg Clothing.
Em 2004 lançou o seu trabalho R&G (Rhythm & Gangsta): The Masterpiece, do qual já se extraíram os singles "Drop It Like It's Hot", "Let's Get Blown", ambos com a participação de Pharrell Williams, e ainda mais "Signs" que conta com a colaboração de Justin Timberlake e Charlie Wilson. No ano de 2006 lançou novo álbum, Tha Blue Carpet Treatment, onde contou com participações de R. Kelly, B-Real, E-40, Game, Akon, entre outros. Tha Blue Carpet Treatment teve singles como "That's That" (com R. Kelly), "Vato" (com B-Real), "Drippin' Like Water" (com E-40, Daz, Mc Eith, Goldie Loc e Kurupt, "Boss Life" com Akon na versão do disco e na versão do videoclipe Nate Dogg, e o mais recente é "California Gurls" com Katy Perry, música essa que é em homenagem à Califórnia, estado onde Snoop nasceu.
Seu lado cômico lhe proporcionou uma série de papéis em filmes como Baby Boy, de John Singleton, Dia de Treinamento, com Denzel Washington, Confusões no Lava-Jato (que também conta com participação de Dr. Dre), e o filme de terror Bones, entre outros.
video Snoop Dogg
Snoop Dogg - Vato Portugues(legendado)
Snoop Dogg - Who Am I? (What's My Name?)
Snoop Dogg - Gin & Juice (Uncensored)
/>
FIM
